Associação Brasileira de Cinematografia

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01.06.2010

Recomendações sobre o uso do Time Code

Tide Borges fala da normatização do uso do TC

Por Tide Borges

 claquete com time code

Comissão de Normatização do Uso do TC:

ABC

ACASP

Locadoras de Câmera

Estúdios Mega e Casablanca/Teleimage.


Coordenação: Tide Borges

 

1. Realizar testes com todos os equipamentos que serão utilizados na filmagem:câmera(s),gravador(es) de som,claquete eletrônica.Os testes deverão ser filmados,revelados e telecinados para a checagem completa de todo o processo (inclusive do Flex File,que contém todos os dados de indexação para a pós-produção do filme,por exemplo o Cut List).

Devem ser filmados vários takes,sendo que um deles deverá ter pelo menos dois minutos.Uma sugestão é filmar uma pessoa falando com uma claquete eletrônica batida no começo e depois colocada funcionando na cena.

2. Na hora de inicializar o Time Code nos equipamentos utilizados numa filmagem (câmera, gravador de som e claquete eletrônica), colocar o horário que estiver marcando no relógio (hora/minuto/segundo,ex:13:10:25:00 - os dois últimos frames indicam o frame), no modo Free Run. Colocar no User Bits a data do dia no padrão- dia/mês/ano,ex:28:11:00.

3. Se possível,bater a claquete, eletrônica ou não, a cada take.Se não for possível bater no começo de cada rolo.

4. Se for utilizada a claquete eletrônica para playback com o Time Code do playback e não o que está na câmera,colocar um aviso na claquete.

5. Telecine
Deve checar mensalmente os parâmetros de configuração do Keylink.

6. Fotógrafos
Indicar qual a luminosidade dos leds da claquete eletrônica e se necessário pedir a colocação de gelatina nos leds. Pedir ao Assistente de Câmera que a claquete esteja em foco.

7. Assistentes de Câmera
Se possível inicializar o Time Code mesmo se a filmagem começar sem gravação de som (para o Flex File).
Fazer uma claquete indicando as cenas mudas (MOS) ,para não se perder tempo no telecine procurando um som inexistente.
Fazer claquete de rolo a cada mudança de rolo.
Fazer uma claquete a cada mudança de velocidade de câmera.
Verificar a sensibilidade do negativo e expor corretamente o Aatoncode ou Arricode.

8. Técnico de Som
Etiquetar as fitas colocando nas etiquetas as seguintes informações:Time Code inicial da fita,Frame Rate do Time Code e Frequência de Amostragem.
Cantar estas informações na fita.
Fazer um Boletim de Som com as seguintes informações:Time Code inicial da fita,Frame Rate do Time Code,Frequência de Amostragem e as mudanças de rolo de imagem.

9. Tabelas de Velocidade de Câmera e respectivo Time Code


Velocidade Filme  / Time Code

24 FPS                    /         30 NDF
23,976 FPS            /    29,97 NDF
29,97 FPS              /    29,97 NDF
30 FPS                    /         30 NDF

 

Velocidade Video  / Time Code
29,97 FPS              /   29,97 NDF
23,98 FPS              /   29,97 NDF
24  P                        /         30 NDF
30 FPS                   /          30 NDF

Leitor de Time Code

 

 Sites úteis:    

 

http://www.cst.fr/dtech/25-mai00/index.html
 

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